sexta-feira, 28 de julho de 2017

Initial D: Fazendo Drift ao som de Eurobeat

DÉJA VU!
I'VE JUST BEEN IN THIS PLACE BEFORE
(HIGHER ON THE STREET)
AND I KNOW IT'S MY TIME TO COME HOME

Aperte os cintos por que hoje falarei sobre um anime de corrida de rua (mais precisamente corridas de Drift): Initial D.

Muitos devem já conhecer esse anime, que é relativamente antigo. Para aqueles que não conhecem, estejam apresentados a um dos animes mais legais que eu já conheci.

OBS: recomendo ler o artigo com essa trilha sonora.





Initial D (頭文字D, Inisharu Dī?) é um mangá escrito e ilustrado por Shuichi Shigeno e publicado na Young Magazine da editora Kodansha desde 1995. Recebeu uma adaptação para uma série em anime pela Avex, distribuído pela Animax, e o filme live action pela Avex e Media Asia.

O foco da série é o mundo das corridas de rua no Japão, mais especificamente as corridas feitas nas estradas das montanhas (chamadas Touge). Nas corridas, geralmente as derrapagens drift é muito enfatizado. A história é concentrada na província de Gunma, embora comece a mostrar outras províncias. Embora alguns locais tenham tido seus nomes alterados, todos eles são baseados em locais reais do Japão.

Keiichi Tsuchiya, o responsável pela popularização do Drift no Japão e que fez esse tipo de modalidade se tornar famosa por todo o arquipélago antes de ir para o resto do mundo, ajudou como consultor técnico e supervisão editorial . O carro preferido de Tsuchiya para fazer drifts é exatamente um AE86 Trueno, que sempre está presente no D1, o maior campeonato de drift do mundo, sediado no Japão.


SINOPSE

Takumi, O protagonista piloto do famoso "oito meia"
Ambientado na província de Gunma durante os anos 90, a série mostra a história de Takumi Fujiwara, um garoto de 18 anos que ajuda a loja de tofu de seu pai fazendo entregas todos os dias de manhã para o hotel no Monte Akina usando o carro de seu pai, um Toyota Sprinter Trueno GT-APEX (AE86). Takumi vem fazendo essas entregas desde que tinha 13 anos. Como resultado, suas habilidades são altamente refinadas, permitindo-o pilotar durante qualquer condição climática. Em uma corrida numa estrada da montanha Touge, potência não é o mais importante. Equilíbrio, habilidade e coragem são fatores determinantes para a vitória. Corridas na estrada da montanhas Touge são divididas em dois tipos: descida e subida Downhill e Hillclimb/(Uphill). As corridas Hillclimb (subindo a montanha) depende mais da potência do carro e da capacidade do piloto para controlar a aceleração. As corridas Downhill (descendo a montanha) depende das técnicas de frenagem e controle do carro, necessitando menos potência vinda do carro.


A história começa com os corredores de rua da equipe de Akagi, RedSuns, desafiando o time de Akina, Akina SpeedStars, para uma corrida "amigável". Depois de ver o quanto os RedSuns são habilidosos, os SpeedStars vêem a corrida como uma disputa por seu próprio orgulho, determinados a não serem humilhados em sua própria casa. Entretanto, o líder da equipe, Iketani, acaba sofrendo um acidente enquanto praticava para o desafio.

Iketani descobre que Keisuke Takahashi, dos RedSuns, aparentemente foi derrotado por um misterioso AE86 enquanto corria no Monte Akina. Ao procurar pelo carro, descobre que ele pertence ao dono de uma loja de Tofu, Bunta Fujiwara, que era um corredor de rua muito famoso quando era jovem. Iketani implora para que Bunta corra em seu lugar contra os RedSuns. No entanto, no dia da corrida, quem aparece no lugar de Bunta é seu filho, Takumi. Embora relutante sobre deixar Takumi correr, Iketani acaba mudando de idéia quando descobre que Takumi é o "Fantasma de Akina", aquele que venceu Keisuke enquanto entregava tofu. Takumi corre contra o Mazda RX-7 Type R FD3S de Keisuke e vence novamente, causando furor entre a comunidade local de corredores de rua e pondo um fim a invencibilidade do RedSuns.

Inicialmente, Takumi não tem interesse algum sobre corridas, apenas correndo contra Keisuke porque seu pai prometeu emprestar o carro com o tanque de gasolina cheio (Takumi tinha um encontro marcado para o dia seguinte), mas com o tempo ele começa a se interessar cada vez mais, a medida que é desafiado.


ANIMAÇÃO

GAS GAS GAS
I'M GONNA STEP IN THE GAS
TONIGHT I'LL FLY AND BE YOUR LOVER
Initial D conta com dois tipos de animação nas suas temporadas: 2D e 3D. A animação 2D no anime é usada nos personagens e no cenário em geral, enquanto a 3D é usada nas corridas em carros e nas pistas. Pelo fato de ter dois tipos de animação, o anime é dividido também em dois estúdios nas primeiras temporadas: Pastel (2D) e O.B.Planning (3D). No começo do anime, principalmente na primeira temporada, o traço do anime segue o estilo do mangá que lhe originou, ou seja, é meio bosta. E a animação em 3D não é aquela animação linda que estamos acostumados a ver porém o fato da produção ter escolhido a animação 3D para fazer as corridas foi crucial para o sucesso do anime (e dos memes). Com o passar das temporadas, tanto o traço em 2D quanto o 3D vai melhorando muito, principalmente este segundo, que já na segunda temporada tem um pulo de qualidade gigantesco.

Nos EUA o anime foi lançado totalmente descaracterizado do original. Os personagens tiveram os seus nomes trocados para nomes em inglês, foram retiradas todas as músicas de Eurobeat e no lugar colocaram músicas de hip hop por causa de Velozes e Furiosos.

Já no Brasil, o anime foi exibido pelo Animax na sua versão original, vinda direto do Japão e sem nenhuma modificação. A dublagem por aqui foi feita pela Álamo, porém contem alguns erros envolvendo termos técnicos dos carros.

TRILHA SONORA

Provavelmente o aspecto que mais me atraiu, foi a trilha sonora. Ao contrário de muitos animes, Initial D usa músicas em inglês durante as corridas, a Eurobeat (que no Japão são lançados como Super Eurobeat), um tipo de música eletrônica em ritmo acelerado, que foi levado para o Japão pela gravadora Avex tune, que tocava Eurobeat no Japão na década de 90 e usando Initial D como um dos seus principais anunciantes de tais músicas, o anime tem nada mais do que 22 CDs com Eurobeat lançados de 1998 à 2008. As músicas são muito viciantes e foi esse anime que me apresentou esse novo estilo de música. O ritmo frenético deixa as corridas ainda mais emocionantes.
E sobre a trilha sonora que chegamos aos....


MEMES

Em 19 de Julho de 2014, o Youtuber Inkerlink upou um video de uma cena do Filme Velozes e Furiosos 3 - Desafio em Tóquio com a música de eurobeat  Dancing in the Street, do cantor David Dima.



Em janeiro de 2015, um usuário do 4chan postou um gif de um carro fazendo drift no gelo, com a música Futureland do artista de Eurobeat A.C.E. Alguns meses depois, o youtuber  Bah postou uma compilação de drifts com Eurobeat no fundo. Desde então surgiram novos videos de drifts com Eurobeat no fundo.




No começo do mês de julho de 2017, o youtuber Abject postou um video de Dark Souls em que o protagonista foi substituído por um Trueno 86, que fazia drift entre os Bosses do jogo.



Outro meme é o Multi-track Drifting, cuja a origem é de um Doujinshi de comédia de Initial D chamado Densha de D, onde o protagonista realiza um absurdo DRIFT DE BONDE.


Uma das variações mais conhecidas desse meme é a usada no Dilema do Bonde. Aquele em que um bonde move-se descontrolado numa linha. No seu caminho estão cinco pessoas e essas pessoas vão certamente morrer. Só que você, no limite, pode desviar o trem para outra linha onde se encontra apenas uma pessoa. Acha que deve desviar?
A RESPOSTA É DRIFT MULTI-TRILHOS!

CONCLUSÃO

Por ser um anime de esporte e ter um design de personagem incomum, a série frequentemente sofre certo preconceito com o público que não curte esse tipo de enredo. É o tipo de anime que ou você vai amar e viciar, ou você vai odiar e nunca querer ver de novo. Eu digo que vale a pena conferir esta série que pode vir a ser extremamente divertida e dinâmica, ensinando diversas coisas sobre o interior dos carros, sem falar da ótima trilha sonora. Eu mesmo, depois de assistir a série, comecei a querer saber mais sobre o funcionamento de diversos mecanismos do motor dos carros que antes eu não dava a mínima (além de agora ter vontade de ter um 86). Como já falei, o anime tem o seu público, porém, não é obrigatoriamente que só esse público veja a série com outros olhos.

Encerro o artigo com o seguinte enigma: Um Trueno 86 pilotado por Takumi e um Fiat Uno quadradão de escada pilotado por um técnico puto, os dois a 80km/h descendo o monte Akina, fica lado a lado?
Fica a dúvida no ar....

Um comentário:

  1. Mano, toda vez que entro aqui eu começo a rir KKKKKKKKKKKKKKK obrigado por esse tópico existir

    ResponderExcluir